Thursday, June 19, 2008

Dejeuner sur l'Herbe


Picknick aqui no Parque Gomes Ferreira em Alvalade. Temperatura perfeita. A zona das mesas tinha sido ocupada por um enorme grupo que espalhava música africana por todo o parque.


No tupperware uma das minha saladas de Verão. Tenho andado a experimentar um pouco com diferentes tipos de cereais. Eu adoro saladas, mas é um facto que se não lhes dou um pouco mais de consistência fico cheia de fome duas horas depois. Esta é uma salada de farro (Espelta em português) na versão brócolos e anchovas (ideia importada directamente de uma receita de massa.



Ingredientes:

dois copos de farro
uma cabeça pequena de Bróculos
tomates cereja
uma lata de anchovas
meia lima
azeite
salsa e/ou mangericão
uma cebola vermelha pequena
(um alho francês)

Cozer o farro. O farro (e desculpem-me se uso o nome italiano, mas acho muito mais lindo) é extremamente fácil de cozinhar. Eu só experimentei a versão "farro perlato" que coze mais rapidamente e que em 20/25 minutos está pronto. É só por numa panela com água com sal e ir verificando até ter uma consistência agradável. Escorrer. O farro não se encontra nos supermercados normais, mas em gourmês, ou em lojas de produtos naturais é fácil de encontrar. Tem a vantagem de se manter imensamente bem no frigorífico por vários dias (ao contrário do que acontece com as saladas de massa que ficam sempre esquisitas).
Enquanto o farro coze saltear numa frigideira o alho francês cortado em tirinhas (isto é opcional, mas na foto está uma versão que fiz assim e por isso aqui fica a indicação). Colocar numa taça.
Cortar os brócolos em pedaços tendo em atenção em não deitar fora os talos. Eu sou absolutamente viciada em talos de brócolos, ao ponto de os conseguir comer crus. Entristece-me saber que há quem deite esta parte dos brócolos fora. Saltear os brócolos numa frigideira com um pouco de azeite durante uns minutos. Estou absolutamente convencida que os brócolos foram inventados para serem salteados e serem comidos assim ainda meio durinhos, mas quem preferir pode cozer-los. Ao fim de uns minutos juntar as anchovas cortadas em pedaços aos brócolos, para esta receita usei meia lata. Juntar sal, mas ter atenção que as anchovas já são muito salgadas. Colocar na mesma taça.
Cortar os tomatinhos em metades ou quartos e juntar à taça.
Cortar a cebola vermelha em fatias muito fininhas (eu usei metade de uma cebola) e colocar na taça. A cebola vermelha é a única que eu tolero crua na salada porque tem um sabor menos forte, mas é claro que se podem usar outros tipos de cebola.
Escorrer o farro e passá-lo por água fria. Colocá-lo na taça.
Preparar uma vinagrette com azeite, sumo de meia lima e pimenta e juntar ao farro. Provar e ajustar os temperos se necessário.
Picar a salsa e/ou o mangericão e juntar ao preparado.

1 comentários:

Filipa Rosário June 20, 2008 at 1:51 AM  

where the f%&# posso eu encontrar farro???? no royale há pão de espelta, incrível!!!

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP