Thursday, June 19, 2008

Caldinho de feijão meets pasta e fagioli

O que cozinhar quando no frigo não há um único produto fresco e uma ida ao supermercado parece algo demasiado complexo? Foi o que me aconteceu há umas semana a trás quando vim da suiça. Na despensa algumas latas, muita massa e pouco mais. Ao fim de algum minutos de reflexão e uma pesquisa na net resolvi experimentar fazer uma massa à italiana com feijão preto brasileiro. Ficou uma delícia. Forte, um pouco invernal, mas totalmente "confort food".


Ingredientes:

Uma lata pequena de feijão preto
Meia lata de tomate cortado em pedaços
massa de tamanho pequeno
uma cebola
um cubo de caldo de legumes biológico
um piripiri
azeite
alecrim e/ou salsa

Picar a cebola e salteá-la em azeite numa panela de tamanho médio. Juntar a lata de feijão, juntar três copos de água e levantar fervura. Juntar o cubo de caldo.
Passado uns minutos, retirar uma concha de feijão da panela (por volta de 1/3 do feijão total). Passar com a varinha mágica o feijão que ficou na panela com o líquido. Voltar a juntar o feijão ainda inteiro à panela.
Juntar meia lata de tomate em pedaços.
Temperar com sal e um piripiri desfeito.
Para uma versão mais toscana juntar uns pouco de alecrim seco (confesso que gosto muito)
Deixar cozinhar uns minutos.
Juntar a massa. A ideia é ser uma massa pequena. Eu neste caso usei uns mini-fusilli com ovo e ficou muito bem. Tradicionalmente em Itália usam este tipo de massa para receitas com feijão.
Acrescentar mais água se necessário. A ideia é que a massa coza no molho de feijão, o molho portanto não deve ser demasiado grosso, mas também não deve ser demasiado líquido. O objectivo não é fazer uma sopa, mas sim uma massa com um molho cremoso.
Quando a massa estiver pronta desligar, e esperar uns minutos para que o molho se adense um pouco. Juntar salsa picadinha por cima (versão mais brasileira).

Esta técnica de passar parte dos feijões e cozer a massa no molho pode ser obviamente usada com outro tipo de feijões e leguminosas.

1 comentários:

Anonymous June 29, 2008 at 5:26 PM  

gostei muito da idéia e vou tentar, ju, hoje mesmo pensei em pôr massa numas lentilhas que estavam aqui na geladeira... mas vc devia saber q para um brasileiro "feijão preto brasileiro" e "lata de feijão" são absolutamente incompatíveis!!
bjinhos,
Lu

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP