Thursday, August 21, 2008

Uma receita que afinal são duas...

(volto aos posts de receitas :). Tenho sempre muita preguiça de os escrever, mas na verdade é útil para não me esquecer das coisas que vou inventando)

No outro dia o António disse-me que se tivesse receitas italianas simples para partilhar eram muito bem vindas. Pensando nisso resolvi fotografar a mais fácil das receitas de esparguete. As vezes as mais simples são também as melhores.
Esta não tem nada que saber, a única alteração (inspirada por este post) que fiz à sua ideia base foi juntar um pouco de sumo de limão aos tomatinhos.

Ingredientes para duas doses:
Um cestinho de tomatinhos cereja
dois dentes de alho
azeite
um piripiri seco
mangericão
meio pacote de esparguete italiano
um limão.

Pôr a água a ferver. Cortar os alhos em fatias e os tomatinhos cereja ao meio (ou quartos se forem muito grandes). Salgar a água e pôr o esparguete a cozer. Numa frigideira pôr um pouco de azeite, deitar os alhos e passado um minuto os tomatinhos. Saltear os tomatinhos em lume médio, juntar sal (e um pouco de açucar se quiserem cortar a acidez dos tomates).


Desfazer o piriri com uma faca e juntar. Espremer para cima dos tomatinhos o sumo de meio limão (ou um, dependendo do tamanho). Quando os tomatinhos começarem a ficar um pouco desfeitos, mas não totalmente, desligar. Escorrer o esparguete, voltar a pôr na panela e misturar o molho. Misturar também folhas de mangericão previamente picadas. Voilá, uma delícia.



Como faço sempre muito esparguete para uma pessoa guardei o restante no frigo com a ajuda desta espécie de touca de banho para pratos que descobri no Continente. Vem num pacote com três tamanhos e acreditem que foi das coisas mais úteis que comprei nos últimos tempos (sobretudo o tamanho grande para as saladeiras.



E agora vem a parte mais fixe...

Em vez de comer o esparguete requentado no dia seguinte, resolvi fazer uma variação que tinha lido numa revista de culinária italiana: frittata di spaghetti. Ou seja, omelette de esparguete. Vou escrever aqui como fiz, mas depois no fim deixo a receita como vinha na revista para o caso de quererem fazer tudo como deve ser.

A ideia da frittata é reaproveitar o esparguete com tomate (normalmente até se faz com um molho de tomate normal, não estes tomatinhos salteados) e transformá-lo em algo um pouco diferente e ligeiramente mais consistente. O que eu fiz foi juntar aos esparguete frio do dia anterior um ovo batido com um pouco de natas, sal pimenta e nós moscada. Juntei mais um pouco de mangericão. Misturei bem.



De seguida aqueci pouco azeite numa frigideira pequena e deitei a mistura de esparguete. Alisei bem com a colher de pau e deixei cozinhar uns minutos até começar a ficar dourado por baixo e já ter consistência suficiente para ser virado sem se desmanchar. Com a ajuda de um prato virei a omelete de esparguete ao contrário. Coloquei um pouquinho de azeite numa frigideira maior e coloquei a omelete de esparguete nessa frigideira. Deixei cozinhar mais uns minutos até a omelete ganhar consistência e cor. Tirar do fogo e esperar que arrefeça um pouco. Depois foi só servir. Muito bom, uma delícia mesmo, difícil mesmo foi acabar a dose porque com o avo o prato fica bem mais alimentício.



Notas:

Na receita original não falavam em dois tamanhos de frigideira. A ideia era cozinhar um lado da omelete, virar e na mesma frigideira cozinhar o outro lado. Só que a coisa não me pareceu muito lógica no sentido em que omelette ganha a forma da frigideira. Tendo em conta que o diâmetro da base da frigideira é menor que o diâmetro dos bordos da frigideira a omelete ia acabar por se desfazer. Não sei, não arrisquei. Se conseguírem fazer isto com uma frigideira avisem.

Na receita original os ingredientes são estes:500 gramas de esparguete com molho de tomate, 2 ovos, 40g de queijo parmigiano ralado, azeite, sal e pimenta. Estas quantidades dão para 5, 6 pessoas. Imagino que com o parmigiano deva ficar ainda melhor e seja bem mais fácil virar a omelete. Eu troquei por natas só porque como não gosto muito de queijo raramente o tenho em casa. Mas acabou por não funcionar mal.

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP