Wednesday, August 20, 2008

gostava tanto de conseguir apanhar outra vez na televisão um documentário lindo sobre quadros, quadros importantes, obras-primas. um quadro por episódio e, durante uma hora, especialistas e outros falam sobre como terá sido pensado e pintado, contextualizam-no na história e leêm-no em função do tempo e da técnica. e há também pessoas, como nós, a dizerem o que retiram dele. passou na rtp2 aqui há 1 ou 2 meses, e esbarrei com a análise deste:

http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/vermeer/art-painting/art-painting.jpg

the art of painting, do vermeer, que é cá um dos meus. o pintor, I mean. era o seu quadro preferido, não o vendeu, nem o ofereceu. mas explicaram muito, para além da questão da iluminação linda e perfeita: falaram do chão, do que representa a coroa dela e ela é a musa da História, do mapa lá atrás, do facto de ele se representar a si próprio na imagem, da cortina puxada. também falaram sobre o que o quadro diz da história dos habsburgos na aústria. mesmo o tipo de coisa com que eu deliro, e que infelizmente não sei repetir. como do texto, da imagem, se saca tudo. contaram também como esteve escondido na alemanha e como o valor real e simbólico foi variando, sendo que agora não tem explicação de tão alto. esteve na alemenha muito tempo, pertenceu ao hitler e ficou mto tempo numa mina, escondido.
enfim, tudo apresentadinho para leigos e tudo embrulhadinho bem bonito para pessoas como eu que só não entram mais dentro dos quadros por preguiça, deixando-se ficar naquelas leituras lindas que mexem mais com a imaginação e as manias de cada um do que com a curiosidade histórica desta amiga.
não me lembro do raio do nome do documentário, mas acho que era da bbc. era lindo.

4 comentários:

Anonymous August 20, 2008 at 8:57 AM  

The Private Life of a Masterpiece. É o nome da série da BBC. Existe em DVD, acho que é uma série de 6. By the way, sou leitora do blog há alguns meses...Sempre coisas giras! E como me revejo nos teus stresses com a tese...que cena!Boa sorte!:)

Filipa Rosário August 20, 2008 at 2:29 PM  

obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
vivá filipa prata!!!

Anonymous August 21, 2008 at 4:38 PM  

Prima,
Fala com a prima Paula, ela está agora na RTP2 e gere essas cenas!
Ela pode ajudar-te...

10000000000000000000 bjs

Filipa Rosário August 22, 2008 at 10:31 AM  

quanta honra... nem imaginava que lesses este canto, primo. fiquei parva. :-)

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP