Sunday, August 24, 2008

Mais uma receita hiper simples...

Há uns tempos a trás resolvi experimentar uma receita que tinha encontrado aqui de cheesecake de Mojito :). O conceito pareceu-me excelente, mas confesso que o resultado não foi assim tão bom. Era comestível, mas não creio que irei repetir. De qualquer maneira aprendi duas coisas com a experiência: 1) que não irei voltar a pôr cachaça e hortelã no cheese cake e 2) que fazer cheesecake em copinhos em doses individuais é uma óptima ideia.

Eu costumo ter um problema recorrente na minha cozinha. Vivendo sozinha (mas por muito pouco tempo ;) acontece-me muitas vezes abrir embalagens e ficar com restos de produtos. Tipo: é raro usar um pacote de natas de uma só vez; e quando abro uma caixa de ricotta aqui em casa fico a comer ricotta durante uma semana. Convenhamos, as doses que se vendem não são doses individuais. Em geral isso cria-me stress porque depois tenho que inventar novas receitas para acabar com os pacotes e às vezes não me apetece nada.

Bom, no outro dia fiquei com meia caixa de natas biológicas espessas (depois de ter usado a outra metade na omelete de esparguete) e não sabia como as usar. Como as natas biológicas são caras e não são para desperdiçar resolvi fazer um cheesecake, mas... só tendo em casa meio pacote de natas e um terço de pacote de philadelphia nunca poderia ser um grande cheesecake, aliás, nem se quer um pequeno cheesecake, portanto optei pela solução dos copinhos e descobri que a ideia funciona muitíssimo bem e não poderia ser mais fácil.

As indicações que vos deixo aqui são para fazer aquilo que eu chamo de "cheesecake de restos", que na verdade como receita não tem nada de especial, é só uma forma hiper simples de pensar e fazer um cheesecake em 10 minutos, sem se preocupar com quantidades.

Os ingredientes necessário estão quase sempre na nossa cozinha, não é preciso grande planeamento:

- Restos de laticínios: preferencialmente queijos frescos, de barrar ou natas.
- Algumas bolachas: as digestivas são as melhores, mas imagino que funcione com quase todo o tipo de bolachas simples.
- Manteiga.
- Açúcar: aqui aconselho açúcar fino ou em pó, para que se desfaça melhor nos queijos, mas o açúcar normal também poderá funcionar.
- Sumo de 1 lima ou limão (imagino que quem goste possa juntar essência de baunilha)
- Copos baixos.
Opcional: fruta ou doce para pôr por cima.



Não tem nada que saber. Pegam-se nas bolachas e desfazem-se no liquidificador. Para as digestivas basta uma por copo, para outras mais pequenas um pouco mais penso. Corta-se um pouco de manteiga e coloca-se no microondas a derreter. Junta-se a manteiga à bolacha e mistura-se bem. Põe-se um pouco de bolacha no fundo de cada copo e carrega-se até fazer um estrato uniforme. Põem-se os copos no frigorífico.
Numa taça, juntam-se os queijos. Eu até agora usei ricotta, philadelphia e natas, mas imagino que se possam usar muitos mais tipos. Mascarpone parece-me aqui óbvio. Costumo juntar sempre philadelphia porque é este o tipo de queijo com que se fazem os cheecakes originais, e dá um pouco de consistência à mistura. Se juntarem natas líquidas tenham em conta que o cheesecake irá ficar com uma consistência bastante mais solta, mas, na verdade, a vantagem de fazerem tudo em copinhos é que não se têm que preocupar demasiado com isso. Portanto, dizia, misturam os queijos numa taça, juntam um pouco de açúcar até ficar a gosto. Juntam o sumo de 1/2 ou 1 lima/limão (dependendo das quantidades - na verdade não se sente assim tanto), misturam bem e já está. É só voltar a recuperar os copinhos e deitar a mistura em cima da bolacha (não é preciso encher os copinhos com o queijo, basta um pouquinho mais do dobro da espessura da bolacha). Depois é voltar a pôr no frigorífico e (talvez) esperar pelo menos 4 horas ou uma noite, para ganhar a consistência certa. Pode-se depois juntar fruta ou doce. No caso da foto eu juntei framboesas e ficou uma delícia.



PS- penso que outra ideia será misturar os queijos com pedaços de manga no liquidificador e fazer cheesecake de manga. Ou então, para quem gosta, juntar um pouco de café à mistura: cheesecake de café.

0 comentários:

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP