Wednesday, July 2, 2008

Salada de pão com espargos

(Tenho noção que estas receitas todas não interessam a quase ninguém, a não ser a uns poucos brasileiros que vêm cá parar ao blog à procura de receitas de granola. Não se preocupem que vou abrandar, estou só a postar umas que tinha já escrito antes das férias. Mas é uma chatice, porque não tenho post alternativos, há pouco mais a acontecer de interessante aqui dentro da minha cabecinha...)


Ia chamar esta receita de panzanella de espargos porque me inspirei de alguma forma nesta receita, mas a verdade é que a verdadeira panzanella toscana é feita com pão molhado e não pão torrado e portanto é melhor não misturarmos as coisas.

A base desta receita é pão e quanto melhor for o pão melhor é. Penso que qualquer tipo de pão integral poderá funcionar, mas neste caso usei um pão absolutamente delicioso de sementes que tinha comprado na Biocoop. Vale a pena lá ir só pelo pão.


(Clicar na foto para ver em tamanho maior)

Ingredientes:

Pão integral de sementes
rucula selvagem
tomatinhos cereja
2 dentes de alho
1 cebola vermelha pequena (eu gosto de cebola vermelha nas saladas, mas poderá ser usado outro tipo)
espargos
azeite
pimenta
mostarda tradicional (eu agora tornei-me numa grande fã de mostarda tradicional nas saladas frias)

Pré-aquecer o forno. Cortar o pão em pedaços (mesmo se estiver já um pouco duro pode servir) e misturá-lo com azeite, dois dentes de alhos picados e um pouco de oregãos. Colocar o pão no forno, por cima de uma folha de papel de ir ao forno, durante uns 15 minutos.
Numa frigideira aquecer duas colheres de azeite, juntar os espargos partidos em pedaços (os espargos são muito fáceis de preparar, é ir fazendo força e eles partem-se em pedaços pequenos. Eliminar o último pedaço - não a cabeça, o outro lado - que por vezes pode ser demasiado duro. Se os espargos forem muito grossos podem ser cortados ao meio). Salgar e juntar duas colheres de água. Tapar a frigideira e deixar cozinhar uns minutos. A ideia é que fiquem bem "al dente". Quando prontos, colocá-los numa taça.
Entretanto, cortar os tomatinhos em metades ou quartos e colocar na taça.
Cortar a cebola vermelha (ou meia cebola de acordo com os gostos) em pedacinhos pequenos e juntar à taça.
Cortar a rucola se em pedaços demasiado grandes e juntar à taça.
Preparar uma vinagrette com azeite bom e duas colheres de chá de mostarda tradicional.
Retirar o pão do forno, juntar aos ingredientes na taça e cobrir com a vinagrette. Mexer bem.
Se necessário juntar sal e pimenta.

2 comentários:

Unknown July 4, 2008 at 4:49 AM  

experimentei ontem ao jantar e é mesmo deliciosa. acrescentei cogumelos na frigideira dos espargos e fica muito bem. deixo a sugestão.
ana b.

Ju July 4, 2008 at 6:21 AM  

:) ;)

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP