Thursday, May 8, 2008

Fusilli com Ricotta e Chicória Roxa (apesar de ser verde)

Na terça feira fui pela primeira vez à Biocoop e fiquei fascinada. Muito bom, mesmo. Não é nada longe de minha casa, não achei os vegetais particularmente claros e encontrei imensos produtos italianos muito bons. Acho que me vou fazer sócia. Isto tudo para dizer que um os meus objectivos do dia era comprar salada... Andei a ver e só tinham alfaces daquelas tradicionalíssimas (eu agora ando muito mal habituada porque na Suiça eles têm uma quantidade estúpida de diferentes tipos de alfaces e saladas todas muito boas). Eis que ao lado das alfaces vejo um outro vegetal que dizia "alface chicória roxa". Ora eu só retive a ideia de que era uma alface e que era diferente das outras. Nem o facto de existir uma discrepância entre a cor do vegetal (verde) e o seu nome (roxo) me pareceu estranho. Chego a casa toda contente, provo a dita cuja e descubro que é das coisas mais amargas que já comi na vida e que nunca iria conseguir fazer uma salada daquilo. Portanto fui à net ver o que era possível fazer com uma Chicória e descobri que a dita Chicória roxa (apesar de ser verde) não é nada mais, nada menos, do que o famoso radicchio italiano (apesar deste ser roxo). Ora, receitas para radicchio é o que há mais em itália, onde é considerado uma iguaria... pensei em fazer um risotto (mas tenho comido demasiados risottos), ou uma lasanha (mas demorava demasiado tempo)... e acabei por fazer uma massa que ficou muito boa. Portanto aqui fica a receita de Fusilli com Ricotta e Chicória roxa (apesar de ser verde).


Ingredientes: uma chicória roxa (poderá ser verde) não muito grande, meio pacote de fusilli, meia cebola, um dente de acho, 50 gramas de bacon em tirinhas, um pouco de vinho branco, 4 colheres de ricotta, salsa quanto baste.

Pôr a água a ferver. Pôr o bacon a saltear numa frigideira grande. Quando ficar bem crespinho retirar o bacon, mas deixar a gordura na frigideira. Picar a meia cebola e o dente de alho. Cortar a chicória em pedaços pequenos. Quando a água estiver a ferver por sal e deitar os fusilli. Na frigideira onde se tinham salteado os pedacinho de bacon juntar um pouco de azeite e alourar a cebola e o alho. Quando a cebola estiver transparente juntar a chicória, saltear três minutos e depois juntar um pouco de vinho branco. Deixar evaporar. Temperar a chicória com sal, pimenta e nós moscada. Entretanto picar a salsa. Escorre-se a massa, juntam-se 4 colheres de ricotta (eu usei metade Ricotta metade Mascarpone que me tinha sobrado de outra receita) e mexe-se bem. Junta-se de seguida a chicória salteada e os pedacinhos de bacon. Mistura-se bem. Servir com um pouco de salsa picada.

Serve 2-3 pessoas

Para quem gosta de um sabor um pouco amargo é muito bom, mesmo. O Amargo da chicória acaba por contrastar bem com a ricotta e a cebola e funciona muito bem.

(

2 comentários:

patrícia May 8, 2008 at 8:13 PM  

tãooooooo bom!

fili May 9, 2008 at 1:37 PM  

aspetaço, jussy, aspetaço.

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP