Wednesday, November 5, 2008

Obama beats McCain

a road to 270, no rockefeller center, foi feita com 2 elevadores exteriores, de onde saía 1 faixa de cada um deles - elevador azul com faixa azul democrata, elevador vermelho com faixa vermelha republicana. um gigantesco 270 encontrava-se a meio da torre. a contagem ia sendo feita e cada um dos elevadores aproximava-se do 270. quando chegámos, a multidão fotografa e gritava. vários ecrãs gigantes estavam dispostos à volta da rockefeller plaza. toda a gente era pró-obama. o countdown para as 11pm foi sendo feito com gritarias e ovações o-ba-maaaa, o-ba-maaa. os comentadores tentavam evitar falar como se a vitória fosse garantida, mas não conseguiam. a perspectiva histórica, a importância do acontecimento inspirou e emocionou todos. minutos antes das 11pm, não se conseguia dar muita atenção à conversa, uma grande excitação não deixava. às 11 em ponto, obama ganha. o elevador azul subia com rapidez; o vermelho, tão mais abaixo, devagarinho. muitos berros e lágrimas, muita felicidade e orgulho. um país destes unidos desta maneira é de arrepiar qualquer pessoa. (naturalmente, eu só chorava e sorria imenso.) o discurso do mccain teve pinta. o discurso do obama fez, e verbalizou isso mesmo, a ponte histórica entre um passado de censura, opressão e morte com um presente em que democraticamente uma nação unida (por causa dele, e da máquina que montou nos últimos 21 meses) colocou na casa branca uma família preta. o reverendo jessie jackson chorava, o senador john qualquer coisa, que lutou ao lado do martin luther king jr e que reuniu várias vezes com o jfkennedy, também. o povo todo gritava e chorava. numa escola no alabama, acho, todos dançavam e cantavam aquela música do stevie wonder here I am baby, signed sealed delivered I'm yours! agora tenho de ir embora mas quando tiver filhos vou-lhes explicar tudo isto, o que quer dizer, o que senti, o que vi. é um dia lindo, foi um momento único. estou muito emocionada.

5 comentários:

Catarina November 5, 2008 at 9:53 AM  

maravilha

Unknown November 5, 2008 at 9:57 AM  

lindo, o teu texto. li muitos pots hoje noutros blogues, mas o teu é o melhor, porque é todo emoção.
e que sorte tens de estar aí num dia como este, em que realmente se sente que uma coisa muito grande aconteceu. e o homem é lindo, caraças!
anita

Maria João November 6, 2008 at 1:01 AM  

Yes, we can Filipita!!!!!

Anonymous November 6, 2008 at 5:17 AM  

Um relato verdadeiramente emocionante, sem dúvida. Tal como a vitória! Pena? Alguma... Calma: só mesmo de não termos adiado uns dias a viagem de regresso para estarmos ao vosso lado a festejar :) Ficaremos com as tuas memórias. Soberbas.
Mtos beijinhos
Cristina

Mary November 6, 2008 at 10:39 AM  

yesss you can!!!!!!!!!!!!!!

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP