Tuesday, February 5, 2008

Sobre os comentários nos Jornais on-line


Confesso que tenho um certo fascínio pelos comentários que aparecem às notícias nos jornais on-line. Não que tenha paciência de ler mais do que dois ou três por notícia, mas a forma como são escritos, o seu tom de indignação e desprezo, as generalizações utilizadas, os argumentos invocados, a forma como o comentador se coloca fora e ao de cima de qualquer situação, as ideias feitas sobre Portugal e as representações que têm sobre as realidades nos outros países que usam como comparação... tudo isso é para mim um universo absolutamente fantástico e seria um material riquíssimo de estudo para, por exemplo, uma pós-graduação :)

Não é, obviamente, uma ideia muito original. O Boltanski fez um estudo similar no início dos anos 80 com as cartas de denúncia e indignação que eram enviadas para o Le Monde... O que acho interessante é que agora com os comentários on-line todos se podem transformar em comentadores à la carte, sem muito esforço físico e (aparentemente) muito esforço mental...

(Não estou a invalidar a utilidade desses espaços, nem a justeza de certas opiniões que aí aparecem escritas.... Mas sobretudo estou a brincar quando digo que gostaria de estudar isto, que horror, acho que rapidamente daria em doida com as coisas que se escrevem nesses comentários - sobretudo em jornais como o Destak e o Correio da Manhã ;).

2 comentários:

Braza February 7, 2008 at 1:48 PM  

ora pois, , com posts destes, , ... «desde que pisaram a bandeira já nada me espanta nesta pocilga ['diplofax' da tua imagem :-P]»
:-D :-D :-D

Ju February 8, 2008 at 5:17 AM  

Na verdade a imagem foi tirada mais ou menos ao acaso dos jornais do dia... mas este tipo de comentários encontram-se sempre. Já notei que uma frase muito querida dos comentadores é "andámos nós a fazer o 25 de Abril para isto..." :)

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP