Sunday, July 5, 2009

Receitas

Tenho sido uma desgraça a postar receitas aqui no blog. Não sei bem porque é, possivelmente a convivência com o namorado deixa-me um pouco menos de vontade para inventar, mas sobretudo para tirar fotos aos pratos antes de os comer. Quando o faço tenho preguiça de escrever o processo todo e acabo por não escrever nada. Há uns meses disse para mim própria que ia começar a escrever um post sobre receitas uma vez por semana... ha ha... como vêm correu muito bem. Sou óptima a manter a minha resoluções ;).

Anyway, a minha actual falta de vontade para cozinhar não significa que de vez em quando não experimente umas receitas novas. A net é fantástica para essas coisas porque me põe a pensar em receitas que de outra forma nunca me passariam pela cabeça. Tenho uma série de blogs de receitas no meu reader e quando há alguma que me interessa guardo-a e eventualmente experimento-a.

Demorei algum tempo a descobrir qual era a melhor forma de guardar estas receitas da net. A certa altura usei este programinho para Mac que tem exactamente esse fim, mas demorava imenso tempo a copiar a informações todas, e na verdade não precisava de nada tão preciso e exaustivo. A minha segunda tentativa foi guardar as páginas com receitas com este outro programa que uso para organizar os documentos no computador. O sistema não era mau, até porque o programa permite o uso de tags, mas eu raramente tenho o programa aberto e mais uma vez todo o processo acabava por demorar demasiado tempo.

Também tentei guardar essas páginas com receitas apetitosas com os marcadores do firefox, uma vez que agora permitem o uso de tags (as tags são essenciais para arquivar decentemente receitas!), mas acabei com um problema complicado porque ao fim de um tempo tinha tags como "frango", "tomate" ou "manjericão", misturadas com "programas" "mac" "responsabilidade social" "mestrados"... Uma grande salganhada, portanto. (e se para as receitas gosto muito dos sistema por tags, para outras páginas continuo a gostar mais da arrumação dos marcadores por folders temáticos).

Portanto, ao fim de várias tentativas cheguei à conclusão que precisava de separar os "alhos" dos "bugalhos" ;)... e aí lembrei-me que a certa altura tinha criado uma conta no Delicious que raramente usava. Era perfeito. O que fiz foi instalar o add-on do Delicious no Firefox. Assim cada vez que encontro uma receita que me parece simpática na minha leitura de blogs quotidiana (a maior parte ignoro) eu carrego no ícone do Delicious, classifico-a por ingredientes a partir das tags e gravo-a. É tudo! Tenho andado a usar este sistema há uns meses e funciona muito bem, nunca mais perdi uma receita, e nunca mais tive dificuldade em achar uma receita. Basta-me lembrar um dos ingredientes da receita e facilmente a identifico.

Pronto, todo este discursos para dizer o quê? Que estive a pensar e uma vez que estou praticamente incapaz de postar aqui sobre comida resolvi postar AQUI o link para a minha página do Delicious. Se, por acaso, algum de vocês quiser procurar uma receita a partir de um ingrediente específico pode sempre espreitar a ver se eu tenho algo gravado que vos agrade, não é nada demais. Não tenho pretensões de ter uma lista fantástica de receitas, é só que às vezes pode dar jeito.

Só duas notas:

- As receitas reflectem totalmente o meu gosto na culinária. Em geral são receitas rápidas de fazer, com muitos vegetais, muitos ingrediente mediterrânicos (e tenho um número razoável de doces gravados, o que é estranho, umas vez que eu raramente faço doces... mas acho que é por isso mesmo, tenho tantas dificuldades em fazê-los que quando vejo uma receita que me atrai minimamente gravo-a logo). Eu vou actualizando a lista quase todos os dias, portanto o número de receitas só poderá aumentar.

- Grande parte das receitas vêm sempre dos mesmo blogs, não se admirem. Isto é porque eu tenho no meu reader os blogs que me agradam em particular e são esses que vou acompanhando no dia a dia. A lista reflecte portanto coisas que vou descobrindo meio por acaso, mais do que qualquer pesquisa específica



1 comentários:

Gabriela Braga August 24, 2009 at 4:07 PM  

Oi Jú,

dá uma passadinha no meu blog... tenho certeza que vc vai adorar as receitas.

http://cozinhadalenita.blogspot.com

Aguardo sua visita!

Beijokas

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP