Sunday, July 5, 2009

Receitas II

Bom, vou aproveitar que já estou meio embalada com estas coisas das receitas e aproveito para postar aqui algumas das minha receitas preferidas dos últimos meses, todas testadas:

1) Salada de abóbora com grão de bico e molho de tahini. Parece uma coisa complicadíssima, mas não é. É simplesmente genial porque tem pouquíssimos ingrediente que juntos fazem desta salada uma delícia. Há uma grande discussão aqui em casa sobre se o molho de tahini é essencial ou não. Para mim é, sem dúvida, mas o Afonso prefere a versão simples da salada e na verdade é boa dessa forma também. Só duas dicas: tenham cuidados com os dedos ao cortar a abóbora, eu dou graças a Deus pela invenção das unhas desde a última vez que fiz a receita. A pasta tahini (pasta de sementes de sésamo) não é difícil de encontrar. Qualquer loja de produtos naturais como o celeiro vende uns frasquinhos disto. Tenham só atenção ao tipo de tahini, nestas lojas há sempre o tipo escuro e claro de tahini. Eu uso sempre o segundo porque tem um sabor menos carregado. O molho desta salada, talvez misturado de forma um pouco mais leve, é excelente em muitos outros tipos de salada. Eu sou grande fã.

2) Salada de brócolos crus. Eu ADORO vegetais crus! Mesmo! Mesmo os que tradicionalmente não se comem crus. Simplesmente adoro a consistência dos vegetais crus. Durante muitos anos o meu vegetal favorito para comer cru foi o funcho, que normalmente como mergulhando os pedacinhos num pouco de azeite com sal e pimenta. Há quem goste de gelados, eu gosto de pinzimónio de funcho. Bom, recentemente para além do meu amor pelo funcho, desenvolvi um amor um pouco doentio por bróculos crus. Eu ADORO brócolos crus :). Como misturados nas saladas, em pinzimónio, ou então faço esta salada de bróculos. Tenho noção que não todos poderão gostar dos bróculos assim "au naturel", mas digo-vos para provarem. Se acharem a versão simples demasiado agreste experimentem estão esta salada, tem cominho, coentros, alhos e sumo de limão ingredientes que cortam um pouco a sensação a cru do vegetal. Já a fiz também com a ajuda do picador (fica pronta num instante) e é igualmente boa. (cuidado com a quantidade de alho)

PS - a melhor parte dos brócolos é o caule... Não deitem o caules do brócolos fora!! Se não gostarem mesmo de brócolos crus experimentem cortar o caule às fatias fininhas e salteá-lo com um pouco de azeite na frigideira... muito bom (que aliás é o que o Afonso faz com com a minha salada de brócolos crus, que isto de vegetais não cozinhado não é com ele ;).

3) Tarte-lasanha de courgettes. Deixo aqui também esta receita porque a fiz hoje e ficou muito bem. Eu em geral ODEIO quiches... aquele recheio esponjoso de natas e ovos põe-me doente. Mas gosto da massa das tarde e gosto de vegetais. Esta forma de fazer uma tarde parece-me interessante e na verdade funciona. É claro que não me dei ao trabalho de fazer a massa, comprei massa-quebrada já feita no supermercado :), mas mesmo assim ficou muito bem. A única coisa que vos posso dizer é para temperarem bem o molho de tomate porque faz toda a diferença. Eu juntei um piri-piri em pedaços, um pouco (muito pouco) de cominhos e um pouquinho de alecrim. Usei uma lata pequenina de tomate em pedaços e deu mesmo à justinha, podia ter usado um pouco mais de molho. Servi com umas folhas de mangericão por cima. Ah... na receita original diz que dá para 8... aqui em casa somos dois e sobrou mesmo muito pouco :)

4) Caldo de beldroegas. Por fim deixo aqui mais esta receita só porque começou agora a estação das beldroegas. Eu adoro, é simples e saborosa. As beldroegas são meio raras no supermercados normais, mas tenho-as encontrado muitas vezes aqui e aqui.

DSCN5343.JPG

(sim, os ovos ficaram meio desfeitos. A única forma de eles ficarem perfeitos é escalfá-los numa panela à parte, com água e um pouco de vinagre) (a foto é do ano passado :)

Edit: Lembrei-me que também gosto muito desta forma de cozinhar frango. Se bem que será talvez uma receita um pouco mais invernal.

1 comentários:

fili July 7, 2009 at 2:39 AM  

obrigada jussara obrigada já n era sem tempo, meu

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP