Wednesday, July 22, 2009



eu estava mais lá ao fundo mas vi este sol que não fotografei (foi a joaninha) mas onde juro ainda agora reconhecer toda a força e calor que me deixam a levitar.
foi em serpa, este junho, no doc's kingdom.

escrito já na casa nova, que é muito linda além de ser bonitinha.

Thursday, July 9, 2009

Edamame

DSCN6360.JPG



Sabem aquela entrada que às vezes se pode comer nos restaurantes japoneses, que consiste em jovens vagens de soja e pela qual normalmente se paga uns 4 Euros?

Bom, se forem a um supermercado chinês podem comprar Edamame por bastante menos: 500 gr. de vagens congeladas por 1,05 Euros.

Depois é só atirar com o Edamame para dentro de uma panela de água a ferver com um pouco de sal. Deixar a água voltar a levantar fervura e escorre (ao todo uns três minutos). Colocar num recipiente e, muito importante, juntar mais sal fino a gosto. Bastante sal.

Uma delícia. Para além de ser bom, é também imensamente mais saudável e barato do que a maior parte dos salgadinhos. Lembrem-se só que as vagens não são para comer (nós uma vez tentámos fazer isso num restaurante e não correu muito bem). Um pouco como os tremoço a ideia é comer os feijõezinhos de soja que estão lá dentro.

Também se pode fazer no microondas.

São absolutamente viciantes. De tal modo que algures hoje consegui comer um pacote inteiro sozinha :).


DSCN6359.JPG

Sunday, July 5, 2009

Receitas II

Bom, vou aproveitar que já estou meio embalada com estas coisas das receitas e aproveito para postar aqui algumas das minha receitas preferidas dos últimos meses, todas testadas:

1) Salada de abóbora com grão de bico e molho de tahini. Parece uma coisa complicadíssima, mas não é. É simplesmente genial porque tem pouquíssimos ingrediente que juntos fazem desta salada uma delícia. Há uma grande discussão aqui em casa sobre se o molho de tahini é essencial ou não. Para mim é, sem dúvida, mas o Afonso prefere a versão simples da salada e na verdade é boa dessa forma também. Só duas dicas: tenham cuidados com os dedos ao cortar a abóbora, eu dou graças a Deus pela invenção das unhas desde a última vez que fiz a receita. A pasta tahini (pasta de sementes de sésamo) não é difícil de encontrar. Qualquer loja de produtos naturais como o celeiro vende uns frasquinhos disto. Tenham só atenção ao tipo de tahini, nestas lojas há sempre o tipo escuro e claro de tahini. Eu uso sempre o segundo porque tem um sabor menos carregado. O molho desta salada, talvez misturado de forma um pouco mais leve, é excelente em muitos outros tipos de salada. Eu sou grande fã.

2) Salada de brócolos crus. Eu ADORO vegetais crus! Mesmo! Mesmo os que tradicionalmente não se comem crus. Simplesmente adoro a consistência dos vegetais crus. Durante muitos anos o meu vegetal favorito para comer cru foi o funcho, que normalmente como mergulhando os pedacinhos num pouco de azeite com sal e pimenta. Há quem goste de gelados, eu gosto de pinzimónio de funcho. Bom, recentemente para além do meu amor pelo funcho, desenvolvi um amor um pouco doentio por bróculos crus. Eu ADORO brócolos crus :). Como misturados nas saladas, em pinzimónio, ou então faço esta salada de bróculos. Tenho noção que não todos poderão gostar dos bróculos assim "au naturel", mas digo-vos para provarem. Se acharem a versão simples demasiado agreste experimentem estão esta salada, tem cominho, coentros, alhos e sumo de limão ingredientes que cortam um pouco a sensação a cru do vegetal. Já a fiz também com a ajuda do picador (fica pronta num instante) e é igualmente boa. (cuidado com a quantidade de alho)

PS - a melhor parte dos brócolos é o caule... Não deitem o caules do brócolos fora!! Se não gostarem mesmo de brócolos crus experimentem cortar o caule às fatias fininhas e salteá-lo com um pouco de azeite na frigideira... muito bom (que aliás é o que o Afonso faz com com a minha salada de brócolos crus, que isto de vegetais não cozinhado não é com ele ;).

3) Tarte-lasanha de courgettes. Deixo aqui também esta receita porque a fiz hoje e ficou muito bem. Eu em geral ODEIO quiches... aquele recheio esponjoso de natas e ovos põe-me doente. Mas gosto da massa das tarde e gosto de vegetais. Esta forma de fazer uma tarde parece-me interessante e na verdade funciona. É claro que não me dei ao trabalho de fazer a massa, comprei massa-quebrada já feita no supermercado :), mas mesmo assim ficou muito bem. A única coisa que vos posso dizer é para temperarem bem o molho de tomate porque faz toda a diferença. Eu juntei um piri-piri em pedaços, um pouco (muito pouco) de cominhos e um pouquinho de alecrim. Usei uma lata pequenina de tomate em pedaços e deu mesmo à justinha, podia ter usado um pouco mais de molho. Servi com umas folhas de mangericão por cima. Ah... na receita original diz que dá para 8... aqui em casa somos dois e sobrou mesmo muito pouco :)

4) Caldo de beldroegas. Por fim deixo aqui mais esta receita só porque começou agora a estação das beldroegas. Eu adoro, é simples e saborosa. As beldroegas são meio raras no supermercados normais, mas tenho-as encontrado muitas vezes aqui e aqui.

DSCN5343.JPG

(sim, os ovos ficaram meio desfeitos. A única forma de eles ficarem perfeitos é escalfá-los numa panela à parte, com água e um pouco de vinagre) (a foto é do ano passado :)

Edit: Lembrei-me que também gosto muito desta forma de cozinhar frango. Se bem que será talvez uma receita um pouco mais invernal.

Receitas

Tenho sido uma desgraça a postar receitas aqui no blog. Não sei bem porque é, possivelmente a convivência com o namorado deixa-me um pouco menos de vontade para inventar, mas sobretudo para tirar fotos aos pratos antes de os comer. Quando o faço tenho preguiça de escrever o processo todo e acabo por não escrever nada. Há uns meses disse para mim própria que ia começar a escrever um post sobre receitas uma vez por semana... ha ha... como vêm correu muito bem. Sou óptima a manter a minha resoluções ;).

Anyway, a minha actual falta de vontade para cozinhar não significa que de vez em quando não experimente umas receitas novas. A net é fantástica para essas coisas porque me põe a pensar em receitas que de outra forma nunca me passariam pela cabeça. Tenho uma série de blogs de receitas no meu reader e quando há alguma que me interessa guardo-a e eventualmente experimento-a.

Demorei algum tempo a descobrir qual era a melhor forma de guardar estas receitas da net. A certa altura usei este programinho para Mac que tem exactamente esse fim, mas demorava imenso tempo a copiar a informações todas, e na verdade não precisava de nada tão preciso e exaustivo. A minha segunda tentativa foi guardar as páginas com receitas com este outro programa que uso para organizar os documentos no computador. O sistema não era mau, até porque o programa permite o uso de tags, mas eu raramente tenho o programa aberto e mais uma vez todo o processo acabava por demorar demasiado tempo.

Também tentei guardar essas páginas com receitas apetitosas com os marcadores do firefox, uma vez que agora permitem o uso de tags (as tags são essenciais para arquivar decentemente receitas!), mas acabei com um problema complicado porque ao fim de um tempo tinha tags como "frango", "tomate" ou "manjericão", misturadas com "programas" "mac" "responsabilidade social" "mestrados"... Uma grande salganhada, portanto. (e se para as receitas gosto muito dos sistema por tags, para outras páginas continuo a gostar mais da arrumação dos marcadores por folders temáticos).

Portanto, ao fim de várias tentativas cheguei à conclusão que precisava de separar os "alhos" dos "bugalhos" ;)... e aí lembrei-me que a certa altura tinha criado uma conta no Delicious que raramente usava. Era perfeito. O que fiz foi instalar o add-on do Delicious no Firefox. Assim cada vez que encontro uma receita que me parece simpática na minha leitura de blogs quotidiana (a maior parte ignoro) eu carrego no ícone do Delicious, classifico-a por ingredientes a partir das tags e gravo-a. É tudo! Tenho andado a usar este sistema há uns meses e funciona muito bem, nunca mais perdi uma receita, e nunca mais tive dificuldade em achar uma receita. Basta-me lembrar um dos ingredientes da receita e facilmente a identifico.

Pronto, todo este discursos para dizer o quê? Que estive a pensar e uma vez que estou praticamente incapaz de postar aqui sobre comida resolvi postar AQUI o link para a minha página do Delicious. Se, por acaso, algum de vocês quiser procurar uma receita a partir de um ingrediente específico pode sempre espreitar a ver se eu tenho algo gravado que vos agrade, não é nada demais. Não tenho pretensões de ter uma lista fantástica de receitas, é só que às vezes pode dar jeito.

Só duas notas:

- As receitas reflectem totalmente o meu gosto na culinária. Em geral são receitas rápidas de fazer, com muitos vegetais, muitos ingrediente mediterrânicos (e tenho um número razoável de doces gravados, o que é estranho, umas vez que eu raramente faço doces... mas acho que é por isso mesmo, tenho tantas dificuldades em fazê-los que quando vejo uma receita que me atrai minimamente gravo-a logo). Eu vou actualizando a lista quase todos os dias, portanto o número de receitas só poderá aumentar.

- Grande parte das receitas vêm sempre dos mesmo blogs, não se admirem. Isto é porque eu tenho no meu reader os blogs que me agradam em particular e são esses que vou acompanhando no dia a dia. A lista reflecte portanto coisas que vou descobrindo meio por acaso, mais do que qualquer pesquisa específica



  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP