já falei aqui do sobral, uma aldeia a 27 kms de castelo branco, onde está uma casa enorme e linda que é da minha família. a casa tem um quintal fixe, que pertence à família do meu avô (que está no céu) e dos irmãos dele. o quintal tem um caminho. é pequeno, o caminho. mas é um caminho. daqueles que no início não se vê o fim, e vice-versa. de um lado laranjeiras em terra seca e mole, do outro o muro que deixa espreitar para a rua, lá em baixo, e que dá uma perspectiva cagona muito fixe do resto da aldeia. tipo olha-se para baixo. um caminho só nosso, de onde se olha para a rua paralela, as casas que daí descaiem para acabar em terra desafogada e aberta, muito beira-baixa e com uns bocados de pinhal, ou qualquer coisa do género, que me faziam lembrar o twin peaks, abençoada imaginação.
eu amo caminhos, e jardins secretos. no meio do jardim da casa do sobral, há sítiozinhos que nunca aproveitei verdadeiramente mas que são a imagem perfeita de delírios infantis. esses meus delírios continuam a ser os mesmos. gosto muito de me lembrar das histórias que a minha avó contava, e ainda pode contar, sobre a vida que aquele espaço já teve. uma vida concreta, mais real do que as minhas fantasias de miúda-que-sempre-gostou-de-ler mas igualmente deliciosa. qualquer coisa tipo "as mulherzinhas" meets "o jardim secreto". pronto, só que na beira baixa, a comer tijelada, borrachões, bolos da páscoa, azeitinho poderoso, borrego e batats de sarpão.
é um mitologia bastante ingénua e de um nível só mas m'encanta sempre. hoje enfiava-me na boa num desses quadros que a pessoa pinta do passado do passado, com tons quentes à la vermeer dentro de casa. na boa.
Thursday, March 6, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Categories
Archives
-
▼
2008
(187)
-
▼
March
(12)
- tenho saudades de ler um livro. tenho saudades de ...
- My dad is 100 years old
- Dia da Páscoa
- As manhãs aqui em casa...
- esta sou eu. sou mesmo eu.
- Opening Credits
- o problema do sobral, o maior, o grande, o sabotad...
- há lá coisa mais bonita?
- já falei aqui do sobral, uma aldeia a 27 kms de ca...
- Banksy
- Para os amigos cinéfilos...
- Women in Art
-
▼
March
(12)
5 comentários:
e no meio deste texto poderoso, o que é que eu retenho?...batatinhas de sarpão...hmmmm...
Eu adoro a Beira Baixa... e o «Jardim secreto»...
Que texto tão lindo para ser lido nestes dias que não me andam a correr nada bem. Obrigada Filipa!
as nossas aventuras no caminho do forno eram sempre boassss...
é tão bom ler-te, picolino!
ai que bom!
Post a Comment