Wednesday, March 19, 2008

Dia da Páscoa

A explicação para a data da Páscoa:

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março).

Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica,

razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.

Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida!

E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).

1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos).

A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.

2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos).

A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.


(enviaram-me hoje esta importantíssima explicação que em parte resolve um dos mistérios que me têm intrigado este ano. Se eu nasci no dia da Páscoa, se fiz 11 anos no dia da Páscoa, se fiz 22 anos no dia da Páscoa, porque raios é que não faço os meus 33 - sim, sou velhinha- no dia da Páscoa? Pelos vistos a culpa é da Lua, malvada. Só me resta esperar mais 11 anos para ver se a tradição volta a ser o que era ;).

Edit: oh que raios, tive a infeliz ideia de ir espreitar uma tabela com as datas todas da Páscoa, aparentemente a Lua resolveu trocar-me as contas todas e só 2059 (!!!!?!) é que volto a fazer anos no dia de Páscoa. Lá vai uma linda teoria por água a baixo. - Mas bom, pelo menos tenho uma nova razão para viver até aos meus 84 anos :) :)

2 comentários:

Anonymous March 27, 2008 at 3:47 AM  

jussara, obrigada por me teres tirado esta dúvida enorme! nunca tinha percebido a mobilidade do dia de páscoa e do carnaval.
ana barradas

Filipa Rosário March 28, 2008 at 4:50 AM  

acontece a mesma coisa c o meu tio zé manel!!!!

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP