Wednesday, December 5, 2007

sempre à volta do mesmo. acho que gostava de ter uma lareira, este natal. ponho umas velinhas que me dão algum conforto, são queridas e aconchegam mas o que eu gostava mesmo era uma lareira que pusesse tudo a cheirar a lenha queimada e aquecesse muito esta casa comprida.
gosto muito daquelas lareiras como vi poucas, em que o espaço para o fogo é tão grande que cabem banquinhos de lado, como se as pessoas ficassem dentro das lareiras, como uma pequena inversão fixe da ordem das coisas. o citizen kane, lá na casa gigante da susan alexender (?), tinha uma lareira brutal que fazia-os parecer liliputianos e essa não é bem a minha cena, eu é mais casa de bonecas. as lareiras modernas, daquelas com tampa, enfim... é melhor que nada. mas tira-lhes a pinta; castra-as, aquela tampa que tem de ser lavada.
uma lareira é aberta.
gosto muito dos quadros e dos filmes que têm lareiras, são fontes de luz lindas de morrer e, mesmo que o cenário seja medieval, a pessoa de algum modo relaciona-se com aquilo, é empatia automática, é certinho que vá gostar. há 2 ou 3 realizadores portugueses que têm isso.
a minha amiga bárbara tem uma lareira que não usa. é já um bocadinho bom. mas como ela tem espadas e uma espingarda antiga em casa, o filme é outro. quem tem pinta pode ter uma lareira e não a ligar. a minha irmã catarina tem lareira e usa. a lia e o antónio já devem poder começar a usá-la este inverno, amigos com lareira é a perfeição. (e crumble ou muffins ou bolas de berlim caseiras.) no sobral, há lareira. a cena é que só 4 pessoas podem disfrutar genuinamente do calor forte que ela liberta. 4 ou 6 pessoas.
há pessoas que são como lareiras, isso é muito bom, e muito bonito.
como eu gostava de ter uma lareira!

bem, do que gosto mesmo é poder escrever composições como na escola primária e não ter ninguém a chatear e ter 30 anos e ter gasto uns minutos a desabafar sobre coisas interessantes como as lareiras.

7 comentários:

pandora December 5, 2007 at 5:01 AM  

És a maior. Só por tua causa vou fazer uma cena com lareira às antigas. Até faço as bolinhas de berlim, prometidas há séculos e sempre adiadas. 4 a 6 pessoas, gostei dessa ;)
Um beijão.

Anonymous December 5, 2007 at 6:23 AM  

tens de ir a elvas, fili, please. a minha casa tem lareira e a minha mãe tem leite creme, se pedires com jeitinho. e o óscar tem um beijinho guardado só para ti, ele já me disse.
bjs, anita

Ana Rute Cavaco December 6, 2007 at 2:02 AM  

:)

Catarina December 6, 2007 at 9:19 AM  

quando fores grande, a mana vai dar-te uma lareira...partimos o quarto do OD e metemos lá uma chaminé...
arranjamos a lareira com banquinhos...

mãe babada December 6, 2007 at 11:40 AM  

Eu tenho uma lareira que tem um banquinho pequenino de madeira que o meu irmão trouxe para o Zé dos EUA. E até te fazia aqueles brigadeiros de que gostas...
Queres? Queres?

E a minha avó, que tem uma lareira brutal e enfiou lá a televisão!?

fili December 7, 2007 at 2:29 AM  

ó rita, combina lá um encontro de rr's na tua casaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, por favorrrrrrrrrrrrrrrrrrr

mãe babada December 12, 2007 at 12:45 PM  

A seguir ao Natal, sim?

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP