Tuesday, August 11, 2009

Batatas com amêndoas e açafrão das índias

Tinha feito aqui uma grande introdução para esta receita, mas depois a meio do post o programa foi abaixo e perdi tudo. Seca... Bom, resumindo: o que eu vos queria dizer é que esta é uma das minhas receitas de batatas preferida, sem dúvida. Só não a faço mais vezes porque sou imensamente preguiçosa.

Ingredientes:

-Azeite; Duas cebolas (a receita original pede uma, mas esta é a parte de que eu gosto mais portanto uso duas não muito grandes); Açafrão da índias (também chamado cúrcuma); Três batatas médias grandes (adaptem as quantidades às vossas necessidades. Eu já fiz esta receita com todo o tipo de batata, mas é claro que só têm a ganhar se usarem umas batatas mais duras e saborosas como por exemplo as batatas vermelhas); Sal e pimenta; Umas colheres e água (ou caldo de galinha, se tiverem paciência); Amêndoas em lascas.


Preparação:

Cortem as cebolas em rodelas finas e as batatas com casca nas rodelas mais finas que conseguirem

Numa panela de fundo largo (com tampa) coloquem uma dose generosa de azeite. Cubram o fundo da panela com um estrato de cebola (ou dois, dependendo da quantidade). Assim:

DSCN6376.JPG

Colocar um pouco de sal, pimenta e açafrão da índias por cima das cebolas sem mexer.

Colocar um estrato de batatas por cima das cebolas. Assim:

DSCN6377.JPG

Temperar mais uma vez com pimenta, sal e açafrão das índias (Nota: a receita original só pede açafrão no primeiro estrato de cebola, eu gosto de ir acrescentando aos estratos de batatas sucessivos também)

Colocar mais um estrato de batata e mais uma vez temperar com sal, pimenta e açafrão.

DSCN6378.JPG

Fazer quantos estratos for necessário até acabar as batatas (em geral 3 ou 4 estratos)

Acender o fogão em lume alto e deixar cozinhar alguns minutos. Com a ajuda de um garfo afastar delicadamente as batatas numa das bordas para verificar o estado de cozedura das cebolas. NÃO DESFAZER OS ESTRATOS DE BATATA. Quando as cebolas estiverem a escurecer está na altura de juntar umas colheres de água ao fundo da panela. A receita original pedia duas colheres, eu em geral uso umas 4 porque não quero que se pegue tudo ao fundo. Tapar a panela e reduzir o lume.

Deixar cozinhar sem mexer, mas verificar com cuidado de vez em quando o nível de líquido no fundo da panela. Se a água se tiver evaporado totalmente pode-se acrescentar mais um pouco. Cozinhar durante 15 a 20 minutos, sempre com a tampa, até as batatas ficarem cozinhadas. Tirar a panela do fogo e esperar mais 5 minutos (se conseguirem ;)

Entretanto colocar uma frigideira ao lume e tostar ligeiramente umas amêndoas em lasca. (isto ajuda imensamente a receita, mas não é obrigatório)

DSCN6381.JPG

Provar as batatas e temperar mais se necessário. Servir com amêndoas por cima e sobretudo aproveitando o líquido no final da panela.

É delicioso! Eu na verdade consigo fazer uma refeição só disto, mas imagino que a ideia é que seja um acompanhamento :)

DSCN6380.JPG DSCN6382.JPG copia

Nota 1: uma das razões pela qual não tenho postado receitas minhas é porque as minhas fotos são uma desgraça... Não tenho tempo, nem luz, nem máquina, nem jeito :). Por essa razão agora ponho estas foto em formato mais pequenino :)

Nota 2: A receita original vem deste livro de receitas muito fixe. Que explica muito bem até as receitas mais simples, para que tudo faça muito mais sentido na cozinha. Como podem notar na capa está uma foto imensamente mais conseguida desta receita que vos apresentei :)


6 comentários:

Filipa Rosário August 13, 2009 at 1:08 AM  

és muita croma!

Filipa Rosário August 13, 2009 at 1:09 AM  

sabe bem c este calor?

joão paulo oliveira August 13, 2009 at 4:13 AM  

essas batatas douradas às rodelas têm mto bom ar.

Anonymous August 13, 2009 at 3:34 PM  
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous August 14, 2009 at 9:56 AM  

八八水災重創南台灣,歡迎到我的網站回憶南台灣的水山風光~~~

台南旅遊 台南旅遊

台南一日遊 台南一日遊

墾丁包車 墾丁包車

高雄租車 高雄租車

日月潭旅遊 日月潭旅遊

日月潭包車 日月潭包車

高雄一日遊 高雄一日遊

墾丁旅遊 墾丁旅遊

墾丁一日遊 墾丁一日遊

墾丁旅遊網 墾丁旅遊網

高雄縣旅遊 高雄縣旅遊

阿里山旅遊 阿里山旅遊

Anonymous August 17, 2009 at 10:03 AM  

潘朵拉日韓服飾購物商城-日韓服飾、服飾批發、流行服飾、韓國服飾、日系服飾、精品服飾、日韓服飾批發、雜誌款服飾批發、女裝服飾批發、時尚服飾批發、少女服飾批發、衣服批發

心安居家看護中心提供:醫院看護、居家看護、家庭看護、看護中心、外籍看護、私家看護、外勞申請、居家看護、家庭幫傭、外勞直聘、人力仲介

禾雅堂經典乳酪蛋糕提供精緻乳酪蛋糕、彌月蛋糕、巧克力、chocolate、cheese cake、原味乳酪蛋糕、日式抹乳酪蛋糕、松子黑糖乳酪蛋糕、密釀蔓越莓乳酪蛋糕、印度野芒果乳酪蛋糕、巧克力乳酪蛋糕、頂級圭那亞乳酪蛋糕等多種口味,歡迎參觀與選購。

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP