Friday, January 30, 2009

Shades of Blue


Esta deve ser provavelmente uma das minhas cores preferidas (gosto tanto dela que nem sei que nome tem :), este azul aclareado, meio fumado... Acho sempre bonito, daquelas cores que ficam bem com tudo. Em decoração gosto muito. Houve uma altura em que pensei pintar as portas daqui de casa neste tom (o A. deve estar agora a revirar os olhos e a dar graças pelo facto de eu não o ter feito), mas depois acabei por comprar estantes verdes e ficou fora de questão. Mas um dia deste ainda arranjo uma desculpa...
Anyway, esta semana foi muito cheia deste azul. Não sei se notaram mas o court de tennis do Open da Austrália tem dois tons de azul lindos. Tão lindos que, apesar de eu não achar piada quase nenhuma ao tennis, acabei por parar sempre uns instantes no Canal da SportV em HD durante o zapping só para encher os olhos com um pouco daquelas tonalidades




Edit: Uma vez fiz um trabalho sobre sociologia das cores. Entre outras coisas descobri que o azul é a cor preferida de mais de 60% da população de quase todos os países do mundo. As única excepções eram o Japão (onde o Branco era a cor de eleição) e a Espanha :) onde o Vermelho é a cor rainha. Eu na verdade nem se quer posso dizer que o azul é a minha cor preferida, não creio ter uma... mas que este azul acinzentado faz muito sentido, faz.

Wednesday, January 28, 2009

http://www.steviedandthenoshows.com/myspace_stuff/influences/odetta.jpg

no sobral com muito frio e chuva e até neve lá fora e nós cá dentro ou à lareira ou com o ar condicionado ou seja lá como for encontrei o jp a ouvir a odetta, que eu conheci de nome porque foi importante para o bob dylan, toda politicamente envolvida, fala-se dela no documentário do scorsese. as descobertas que me conquistam tendem a viver atrás. a odetta morreu há quase 2 meses, com 78 anos. pertence à constelação que eu venero, joplin dylan e assim. sempre foi muito muito bonita e em velha ficou ainda mais. a apresentar-se sempre impecavelmente, sentadinha e com o vozeirão a sair quente e redondo e certo.


Saturday, January 24, 2009

Art of the Title



Já aqui tinha falado no filme Soylent Green. Que eu me lembre o filme é interessantíssimo, mas não é assim tão bom... Já o genérico inicial... Podem ver aqui, juntamente com muitos outros igualmente fixes.
PS - Diga-se de passagem que se o site tem o genérico da série Dexter, devia ter também o genérico do Mad Men... Adoro o início dessa série.

http://pavans.net/Musee/Wyeth_wind_from_the_sea.jpg

foi-me dito que o andrew wyeth, o pintor destes quadros, morreu este mês.
os mergulhos para dentro de água são tão bons quanto os mergulhos para dentro de todo o tipo de representações, words included. estou viciada em construir em espiral uma história, um contexto, um pormenor, a vida toda, à volta de cada retrato. em espiral porque é concêntrico o ponto de partida e é dele de ontem tudo vem e pode vir com muita força e a ideia fura para cima mas à volta dele. eu tenho uma entrada à qual se liga naturalmente a imagem o som a palavra mas a imagem acima de tudo, mas é só porque sou muito preguiçosa. eu sei que é assim com toda a gente.

http://www.jssgallery.org/Other_Artists/Andrew_Wyeth/wyeth.jpg

e não tem só a ver com aquele prazer super básico e essencial de sentir o vento dentro de casa e alguma melancolia ao olhar lá para fora e perceber o caminho, ou relembrar a solidãozinha dramática numa imagem que por ser só espaço tem o tempo todo lá implicado, o interior pelo exterior.

mas o mais forte, o que hoje é o mais forte, num sábado de manhã com uma luz forte, com a secretária de frente para a janela que me mostra um caminho perpendicular e sem água, o mais forte é a cara do responsável por tudo isto:

http://www.jimgrahamphotography.com/photos/pj_portraits/Andrew%20Wyeth.jpg

Thursday, January 15, 2009

Oh, so lovely...

Gosto muito desta ideia. As meninas andam todas a viajar para NY e eu ando a ficar cheia de vontade de ir lá dar um pulo... A única coisa que me impede a a falta de um salário a sério :). Tenho que me organizar...



Anyway, e voltando ao artigo :) Gostava de fazer o mesmo aqui, montar um mesinha e apropriar-me um pouco deste espaço livre entre o meu prédio e o descampado. Os meus vizinhos iriam achar estranhíssimo...

Tuesday, January 13, 2009

The aim of the study...

"The aim of the study is not to verify anything, not even what you can remember. It is to know your experience. Because, at present, we know almost nothing about it. Everything you can tell me is valuable. I would like you to lend me your eyes, your sensitivity, your intelligence, your imagination. I have been working here for too long -I can no longer see things with a fresh look. I would like you to tell me as you go along what you see, what you think, what you feel, what you imagine; in short, everything that happens to you."

Colette Dufresne-Tassé
Andragogy in the museum


Roubei daqui

Friday, January 9, 2009

Advanced Stile

Tenho andado a pensar que tenho negligenciado um pouco o blog :(
Não é que tenha o ímpeto de escrever muitas e muitas vezes, a tese faz dessas coisas e bloqueia-me até para isto. Mas quando penso se deveria então desistir chego sempre à conclusão que não... na verdade gosto muito do Sapal :). Tenho portanto de ser só um pouco mais sistemática (como deveria ser em relação a muitas outras coisas) e não complicar demasiado. Post sobre as coisas que gosto e que me vão interessando, acho que isso consigo. Anyway...

Entre outras coisas resolvi partilhar alguns dos blogs que tenho no meu "News Net Wire"... Neste momento são muitos, demasiados até, tenho que começar a eliminar alguns... e inserem-se em duas categorias: Craft/design blogs e food blogs. Eu sei... "que fútil", então as notícias, o trabalho, os amigos?". Bom, aí chego por outras vias. No NNW são estes os temas que me mantêm animada... (os food blogs por exemplo, são os melhores blogs para se colocarem num reader deste tipo... porque não são assim tão actualizados e todos os dias passamos os olhos por 2 ou 4 receitas novas, até que de repente uma nos interessa, ou inspira).

Bom, já estou aqui com uma lenga lenga demasiado grande e tenho que voltar ao trabalho. Toda esta introdução era só para para vos apresentar um blog que nem se quer tem nada a ver com isto tudo, mas que eu acho absolutamente delicioso e que quase todos os dias me deixa bem disposta:

O Advanced Stile

Acho que o título diz tudo :)
Um beijinho grande e bom ano para todos.



Friday, January 2, 2009

So clever...



"A set of wedding bands based on a recording of a person saying “I do”. These can be custom produced for any couple. The whole process of recording own voice and making wedding rings for each other is a unique experience."

Muito lindas esta joias que "gravam" o som... Aliás todas as colecções do Sakurako Shimizu são imensamente inteligentes, sem deixarem de ser lindas.

Estava aqui a tentar pensar que som ou palavra gostaria de gravar num anel... Não seria uma escolha fácil.

Thursday, January 1, 2009

ontem quando percebemos tínhamos dançado mais de quatro horas de seguida.
a casa da teresa é das casas mais bonitas de lisboa e não é só porque há muitos livros a pedir para serem folheados. é em alvalade e alvalade deixa-me com frio. a casa da teresa pareceu-me desde o início qualquer coisa do género de um esconderijo. há um corredorzinho a dar o acesso à sala, muito cheia de tudo e ontem para além de nós dois estavam mais quatro e mais dois gatos. esta é das casas em que gatos fazem todo o sentido. eu sinto muito os meus contornos e agora quando me dou com alguém sinto que são os meus contornos a moverem-se e eu estou enfiada lá bem para dentro deles. às vezes até acontece estar mais perto dessas linhas e estar eu toda presente no acto. pois e quando se dança é sempre catártico e não ando muito para catarses. se não tivesse passado ontem a noite naquela casa tão bonita e quente com aquelas pessoas duvido que tivesse dançado e rido tanto. e logo agora em que o valor da gargalhada genuína e do salto sentido subiu loucamente.

a minha casa é bastante grande e nem por isso muito fria. a humidade entra por tudo adentro e não gosto de sentir as cadeiras de madeira peganhentas e ontem senti. gostava que houvesse calor, que a humidade fosse quente e que pudesse retirar as saias leves do verão das caixas pretas do ikea. na ericeira não usava muitas saias leves. passava lá o agosto e sabiam-me bem calças e mangas comprida. chegava a chover. chover no meio das férias de verão é esquisito mas não me importava nada, até gostava. sonho muitas vezes com temporadas ao pé da praia, casinhas alugadas ao mês, muito peixinho e fruta. sobretudo aquela coisa de voltar para casa no fim da praia e não ser preciso andar de carro e isto várias semanas de seguida. brincar às aldeias ao pé do mar. a ideia de um mês no rio de janeiro, perto da praia, tem vindo a assaltar-me e essa é uma onda que eu gostaria de furar.

titãs



para que o novo ano se faça sob as respectivas bênçãos
(eu gosto muito deste clip nem é tanto por incluir 2 dos 5 homens mais bonitos do mundo todo ou de existir uma rede na sala ou de o caetano estar de pernas cruzadas no chão ou do cabelo arrumadinho do chico ou de cantarem e tocarem alternadamente duas músicas lindíssimas. eu gosto é de ouvir o cão lá atrás e imaginar que faço parte do fora de campo daquela sala com aqueles dois homens absolutamente perfeitos e que sacralizam o mundo em que eu moro. a coisa mais fixe deste clip é o cão que ladra enquanto eles cantam.)

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP