Maisons du Monde
Durante os últimos meses eu e o Afonso temos andado à procura de um aparador/vitrine aqui para a sala e de um candeeiro para suspender sobre a mesa de jantar. Tem sido uma procura inglória por várias razões: primeiro porque conseguir algo que agrade aos dois é difícil, segundo porque conseguir que o Afonso goste realmente de alguma coisa ao ponto de a comprar é ainda mais difícil, terceiro porque temos actualmente um orçamento hiper-limitado o que dificulta imensamente tudo.
Bom, na verdade há uma quarta razão que se calhar pesou ainda mais: a oferta de lojas de móveis minimamente decente no nosso país é muito, muito deficiente. Se não optarmos pelos IKEAS e pelas Árias, rapidamente a escolha fica muito reduzida. Quando há alguma coisa de jeito é a um preço estúpido. Nós queríamos, por exemplo, um aparador estilo anos 60/ nordico. Não muito grande, mas de linhas simples para não chocar demasiado com os estilos meios misturados da sala. Os preços são alucinantes: por aparadores hiper-simples e de má construção pedem 700 euros. Chegámos a ir a várias Remars/Emmaus e afins e os móveis à venda eram todos horrendos. Tenho andado a pesquisar nos sites de venda da internet e, tirando um que não consegui comprar porque o descobri demasiado tarde (e até hoje penso nisso), ou são horríveis ou são caríssimos e em geral são horríveis e caríssimos.
Portanto, digamos que a nossa procura tem estado um pouco em stand by... Qual não foi a minha surpresa quando hoje fiz uma pesquisa sobre especiarias e fui parar a um site português de decoração/mobiliário da marca Maisons du Monde. Mas há quanto tempo é que isto existe? Tenho a sensação que toda a gente sabia disto menos eu... Não é que eu conhecesse previamente a marca (que aparentemente tem imensas lojas pela Europa toda), mas fiquei deveras impressionada com a oferta. Acho que a ideia é ter linhas muito diversificadas de vários estilos: vários tipos de étnico, rústico, loft, etc. (o estilo "casa burguesa" não deixa de ser excelente :). Os objectos e móveis parecem-me por vezes um pouco caricaturais, outras vezes de um estilo muito tipificado e visto (outras vezes simplesmente horríveis). Mas a verdade é que fui agradavelmente surpreendida não só com a variedade e originalidade dos móveis da loja, mas também com os preços (que não sendo como os do IKEA são imensamente aceitáveis). Tendo em conta o panorama das lojas de móveis portuguesas isso parece-me algo imensamente positivo.
(e não, não encontrei lá nenhum aparador para a nossa sala ;)
(a primeira coisa que faria a esta estante - que até acho bem gira - era pintar/lixar as partes em madeira :)