Sunday, July 15, 2007

isso é uma coisa em que penso muito.
não que conclua coisas brutais, ou menos brutais, mas gasto algum tempo a pensar isso. ser expert em cinema, que não sou, ou ser expert em música ou em pintura ou assim. o grande cassavetes, que é o grande expert em cinema, no opening night, pôs uma personagem assim meio de lado, meio eclipsada pela força da rowlands e do gazzara, a ficar afectada pela "arte". alguém que até ali no filme era só a mulher do encenador da peça, a tal que a comoveu. a chave do filme, segundo uma leitura simpática, é essa mulher (nada intelectual, nada artista).
eu já desconfiava que isso fosse assim, que os experts fossem os que permanecessem puros no seu olhar, sem muito lixo no caminho.
fazer uma tese grande sobre filmes é uma luta constante entre o pretenciosismo nojento de quem já discutiu umas coisas e pensou bastante sobre elas e esse olhar puro, ou límpido, perante as coisas. a luta não é só na tese, é em tudo, não é?
depois, isso também tem um lado mau, que é deixar-me levar por ideias cinematográficas básicas e primárias, como naqueles filmes tipo "last action hero", em que os heróis saltam para fora da tela e para dentro da vida (é com schwarznegger...). sempre que vejo o filme, deliro e penso "porra, isto é que é a essência primária do cinema.". a sério, acho mesmo, é cinema puro. é magico.
"dominar" os códigos e os filmes e o pensamento conta e tanto, claro. mas aquele momento inacreditável, em que a "arte" se dá, em que a pessoa é afectada, em que a vida da pessoa pode mudar, é o verdadeiro valor da coisa. e isso é para todos, é de todos.


bem, estou-me a passar. vou parar com isto que tenho de ir para ali descorrer sobre o mundo maravilhoso de oz.
além de que o bilhete para o inferno já é meu, com mais uma combinação explosiva, o cassavetes e o "last action hero". mas eu acho que o cassavetes concordaria comigo.

4 comentários:

Ju July 15, 2007 at 5:12 AM  

És uma expert menina pelo simples facto de conseguires falar sobre filmes com sentido ou sentimento ou os dois... e antes de o ser já o eras (acho que tem mais a ver com questões inatas do que competências adquiridas, se bem que isso também se possa trabalhar)... eu sou péssima nisso, falar da totalidade de um filme por escrito, articulando questões objectivas e sensações... sai sempre um pouco ou lado ;) Prefiro sempre não me alongar muito... gosto mais das tuas críticas (que são as melhores).

Filipa Rosário July 15, 2007 at 5:22 AM  

então, não vou p inferno? ou... vens comigo? sim? :D

Anonymous July 16, 2007 at 3:46 AM  

acho que devias ouvir o que a laurie anderson anda a dizer sobre experts...

Filipa Rosário July 16, 2007 at 4:48 AM  

conta martinha conta

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP