Tuesday, April 7, 2009

Os avós

Uma coisa que me continua a surpreender é quantidade de vezes que eu sonho com os meus avós maternos. Eu sonho muito, em geral, sonhos complexos e meio mirabolantes, mas sonhos recorrentes não são assim muitos. Talvez aquele em que descubro que afinal não fiz o exame de matemática e portanto vou ter que voltar para a faculdade, ou mesmo para o secundário (em Itália!) para acabar o que ficou pendente (pesadelo terrível que se reactualiza nas diferentes fases da minha vida), e depois os sonhos com os meus avós. São sonhos muito variados, não têm nada a ver uns com os outros, raramente são com os dois, e mais frequentemente são com o meu avô (que sobreviveu à minha avó uns 7 anos). É surpreendente não porque não gostasse deles, ou porque eles não fossem importantes, mas porque eles parecem estar muito mais presentes nos sonhos do que muitas outras coisas, e por vezes mais presentes nos sonhos que nos meus pensamentos quando estou acordada. É um fenómeno estranho que eu às vezes acho que tem outro significado, mas não sei bem qual é. (estranho mas agradável, fico contente quando eles aparecem)

Bom, os meus avós viveram toda a minha vida numa vivenda em Coimbra que eu gostava muito. Era uma casa simpática com um jardim que eu adorava e que possivelmente faz ainda hoje parte do meu imaginário sobre a minha casa ideal (com jardim portanto). Quando o meu avô morreu a casa foi vendida a um casal de meia idade que ia fazer grandes obras. Nunca mais lá voltei e apesar de não ser muito nostálgica em relação a ela penso que não a gostaria de ver agora na nova versão modificada. Não sei muito sobre o que aconteceu à casa, há uns anos tinham-me contado que as obras estavam paradas e que os novos proprietários ainda para lá não tinham ido e que o jardim estava meio abandonado, mas penso que entretanto a situação já se tenha resolvido.

Anyway, voltando aos sonhos, a questão é que quando sonho com os meus avós tenho uma grande necessidade de encontrar uma lógica e nexo nas histórias que vou criando. Dou por mim a reflectir nos sonhos sobre como tínhamos pensado que a minha avó tinha morrido a certa altura e afinal não, ela tinha recuperado ao fim de uns dias e portanto aqui está ela. Ou como afinal o meu avó tinha era ficado em Coimbra este tempo todo e por isso é que já não o víamos tanto... coisas dessas, para explicar o facto de eles estarem ali, à minha frente, a interagir comigo. Outra questão que surge por vezes é a de onde eles moram e estiveram este tempo todo... No último sonho fiquei preocupada e dei por mim a perguntar à minha avó:

"Mas... onde é que vocês vivem agora, se a casa foi vendida?"

E ela lá me explicou que como os novos proprietários nunca mais se decidiam a fazer obras, eles entretanto podiam ficar por lá.

Fiquei muito mais tranquila.


0 comentários:

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP