Tuesday, September 2, 2008

courgettes e amêndoas

O blog anda um pouco paradinho, portanto resolvi partilhar uma outra receita. De todas as receitas que tenho aqui deixado esta é talvez a mais brilhante pela sua simplicidade e originalidade. Daquelas receitas em que ficamos a pensar "mas como é que isto pode funcionar tão bem" e "como é que vivi a minha vida toda sem saber este truque".

Anyway, a receita é de um acompanhamento de courgettes e amêndoas em lascas. Não é preciso mais nada, não é minimamente elaborado, mas é uma delícia. Normalmente faço-a no contexto da minha "refeição em 10 minutos", porque é exactamente esse o tempo que demora a preparar tudo (obviamente).


Ingredientes (duas pessoas): 2 hambúrguer vegetariano (eu sei que aqui estou a aldrabar porque já estão preparados, mas não faz mal ;), azeite, amêndoas em lascas, duas courgettes pequenas, sal e pimenta.

1) Tirar o hambúrguer (congelado ou refrigerado) da embalagem e cozinhá-lo numa frigideira sem óleos, por aproximadamente 3 minutos de cada lado. O hambúrguer da foto é de quinoa e tomate (muito bom) e foi comprado na Biocoop, mas os hambúrguer vegetarianos que vendem no Pingo Doce também são bons.

2) Enquanto o hambúrguer cozinha, cortar as courgettes em fatias, e colocá-las na vertical em duas ou três torres.


3) Com uns 4 golpes de faca cortar a courgette ao alto para fazer palitos de courgette.


4)Depois é só esperar que o hambúrguer esteja pronto. Aproveitar o tempo que falta para o para arrumar a cozinha :)

5) Quando o hambúrguer estiver pronto, tirá-lo da frigideira e colocá-lo num prato. Pôr um pouco de azeite na mesma frigideira e deitar uma mão cheia de amêndoas em lascas. Ir mexendo com uma colher de pau, durante, aproximadamente 1 minuto, até que as amêndoas fiquem douradinhas. (NOTA: quando estamos a fazer o hambúrguer a frigideira tende a ficar muito quente, até porque não tem qualquer tipo de óleo. Portanto é melhor baixar o lume antes de se colocar o azeite na frigideira porque se não as amêndoas ficam demasiado queimadas.)

6) Quando as amêndoas estiverem tostadas deitar as courgettes para dentro da frigideira. Mexer bem durante 1 minuto, 1 minuto e meio, não mais. A ideia é as courgettes ficarem quentes mas não demasiado cozinhadas.

7) Desligar o fogo, e temperar com sal e pimenta. Colocar no prato junto ao hambúrguer.


Voilá, não podia ser mais simples e saboroso. Desde que se tenham amêndoas em lascas em casa pode ser feito em qualquer altura. Bom apetite.

2 comentários:

Anonymous September 2, 2008 at 3:26 AM  

Já vi que são fãs do Etsy... Mas se também são fãs de comida têm que ir ao http://foodzie.com/, o Etsy da comida! :-)

Anonymous September 5, 2008 at 2:05 PM  

nao me canso de agradecer estas 'dicas' culinárias, ju!
Rute

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP