Friday, April 11, 2008

Soylent Green

Desde que comecei a fazer esta tese e a estudar temas relacionados com o Desenvolvimento Sustentável tenho pensado muito num filme que vi quando era pequena.

Não sabia o nome do filme. Na verdade, este faz parte de uma série de filmes estranhos que vi por acaso, na TV, antes dos meus 10 anos de idade, e que por alguma razão me ficaram gravados na memória de forma muitas vezes adulterada. Era uma altura em que tinha hora fixa para ir para a cama (ui, há quanto tempo) e em que acabava muitas vezes por só conhecer o final do filme no dia seguinte pela versão que os meus pais me contavam.

Este é um destes casos, a memória que tinha era de um filme a preto e branco, muito apocalíptico, num mundo com poucos recursos e demasiadas pessoas, em que um homem rico é assassinado e em que no meio da confusão um detective tenta descobrir o mistério por de trás dessa morte. Lembro-me das cenas do mercado, das multidões, dos bulldozers que vinham apanhar pessoas não se sabia bem para quê, da falta de comida e lembro-me que o homem assassinado tinha no seu cofre um pedaço de carne animal, um bem muito escasso (bom, esta última parte acho que não é bem assim, mas era o que me lembrava).

Ao longo dos últimos anos tenho tentado descobrir que filme era este, mas as referências eram demasiado poucas. Cada vez que leio um livro ao assisto a uma conferência sobre os desafios do Desenvolvimento Sustentável é nesta história que penso, o meu primeiro contacto com este tipo de questões...


Mas bom, isto tudo para dizer que recentemente, graças a esta lista, descobri que filme era esse. Para meu espanto fiquei a saber que o detective era interpretado pelo Charlton Heston, que afinal não era bem a preto e branco e que até é um filme conhecido. Pelo que li aqui, de facto, algumas das minhas ideias sobre o filme foram um pouco reconstruídas pela minha memória de criança, mas, apesar da história estar mais centrada em torno da investigação e de uma conspiração (tenha a impressão que se o visse hoje não o acharia assim tão interessante), certas as ideias centrais estão de facto lá: o aquecimento global, escassez de recurso, o problema da sobrepopulação... Temas que já existem há muito tempo no nosso imaginário.

Notícias como esta fazem-me pensar que é um imaginário cada vez mais real.

0 comentários:

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP