Tuesday, March 25, 2008

tenho saudades de ler um livro. tenho saudades de ler um livro. hoje ao almoço a lia e a patrícia falavam disso. a lia queixava-se, eu nem consegui abrir a boca. tenho saudades de ler um livro, porra. sem complexos de estar a gastar tempo e a cabeça (é ridículo, eu sei) com ficção que não serve a tese. e a tese, que tem o seu feitio, ou a gestão má que a minha cabeça vai fazendo da "situação tese", por sua vez, cagou bem para as angústias de uma pobre menina rica. eu não me posso queixar. ainda há alturas qem que penso "filipa, que privilégio tiveste na tua vida, pagam-te para ver, ler e escrever sobre cinema. é brutal, filipa.". é perfeito, é o meu sonho, estou a viver o meu sonho, mas tenho saudades de ler um livro. adoro os posts da sofia porque ela é um bocado aquilo que eu imaginei ser, que eu gostaria de ser nisso dos livros. em cinco segundos, agorinha mesmo, lembrei-me de como foi fixe ler o howard's end, livro que me salvou em 2000, e perceber que afinal ainda tinha vontade de mergulhar nesses mundos. lembrei-me também de quando acabei de ler o nome da rosa e fiquei altamente angustiada, na cama do quarto que dividia com a cati, e acho até que chorei 3 lágrimas porque tinha acabado e ia ter saudades daquele ambiente. era só isso, não era mais que isso, não sou profunda, sou do prazer. o meu avô tinha a autobiografia do pablo neruda, que se chama confesso que vivi, na prateleira da sala de estudo lá da casa deles. toda a minha vida convivi com aquele livro na prateleira, entre tantas, que o meu avô tinha. um dia peguei e li. delirei, percebi perfeitamente porque é que ele gostaria do livro, liguei-lhe quando acabei só para contar como tinha adorado. ele ficou todo contente. gostava de falar com o meu avô sobre isto, mas acho que sei o que ele diria e portanto vou-me deixar de merdas. é aquela coisa privada e única e linda, espaços novos que se abrem cá dentro. a pessoa conhece-se melhor, percebe melhor o mundo e depois fecha o livro e re-entra na realidade. abandona a bolha e mergulha no mundo, que vocês compõem. gosto de saber o q a ana a. vai lendo lá no grupo de leitura dela, porque a ana curte genuinamente ler e curte partilhar esse prazer, digo eu. gosto tanto de saber que a marta lx não pára de ler. lê tanto, é lindo. a sónia dos açores vive dentro de ficções, já nem de lá sai. o joão tem sempre um livro à mão, faz parte da vida dele. eu gostava de conseguir ler ficção ao lado dele. vai ser tão bom quando isso acontecer, vai ser muita bom, joão.
é um refúgio, uma porta, é lindo e estou neste momento incapaz de me entregar a ele. fuck. e falta um ano e 8 meses.

não consigo ler um livro mas todos os dias vejo séries nojentas diferentes e se for preciso choro com elas. muito mau...

Wednesday, March 19, 2008

My dad is 100 years old

"Guy Maddin and Isabella Rossellini (The Saddest Music In The World) collaborate for a second time to create this cinematic tribute to her father, legendary filmmaker Roberto Rossellini, in honour of the 100th anniversary of his birth. Directed by Maddin, the short film was written by Rossellini, who also plays every role in the film — including that of filmmakers Federico Fellini, Alfred Hitchcock, Charlie Chaplin and David O. Selznick as well as her own mother, Ingrid Bergman. Enhanced by Maddin’s retro visual style, My Dad Is 100 Years Old is part debate on the nature of cinema, part childhood memoir and, above all, Rossellini’s heartfelt love letter to the father she still misses 28 years after his death."





A qualidade é péssima, mesmo (melhora ligeiramente mais para o fim). Mas acho que é a única versão disponível. O filme em si é uma delícia.

(daqui)

Dia da Páscoa

A explicação para a data da Páscoa:

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março).

Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica,

razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.

Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida!

E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).

1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos).

A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.

2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos).

A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.


(enviaram-me hoje esta importantíssima explicação que em parte resolve um dos mistérios que me têm intrigado este ano. Se eu nasci no dia da Páscoa, se fiz 11 anos no dia da Páscoa, se fiz 22 anos no dia da Páscoa, porque raios é que não faço os meus 33 - sim, sou velhinha- no dia da Páscoa? Pelos vistos a culpa é da Lua, malvada. Só me resta esperar mais 11 anos para ver se a tradição volta a ser o que era ;).

Edit: oh que raios, tive a infeliz ideia de ir espreitar uma tabela com as datas todas da Páscoa, aparentemente a Lua resolveu trocar-me as contas todas e só 2059 (!!!!?!) é que volto a fazer anos no dia de Páscoa. Lá vai uma linda teoria por água a baixo. - Mas bom, pelo menos tenho uma nova razão para viver até aos meus 84 anos :) :)

Thursday, March 13, 2008

As manhãs aqui em casa...


... se bem que é verdade que a Miurka não tem tanto sucesso como este gatinho (acordar-me não é tarefa fácil). Acaba mesmo por ter que esperar, normalmente deitada em cima de mim, que eu me decida a levantar para poder finalmente comer o seu pequeno almoço :)

Wednesday, March 12, 2008



esta sou eu. sou mesmo eu.

Thursday, March 6, 2008

Opening Credits

Aqui e aqui, uma listagem dos 12 melhores opening credits da História do Cinema. Não sei se serão os melhores, mas a selecção é de facto boa... E sim, Uccellacci Uccellini do Pasolini faz parte da lista.























o problema do sobral, o maior, o grande, o sabotador, é que não há lá disto.
e a pessoa é mais água que outra coisa...


há lá coisa mais bonita?

já falei aqui do sobral, uma aldeia a 27 kms de castelo branco, onde está uma casa enorme e linda que é da minha família. a casa tem um quintal fixe, que pertence à família do meu avô (que está no céu) e dos irmãos dele. o quintal tem um caminho. é pequeno, o caminho. mas é um caminho. daqueles que no início não se vê o fim, e vice-versa. de um lado laranjeiras em terra seca e mole, do outro o muro que deixa espreitar para a rua, lá em baixo, e que dá uma perspectiva cagona muito fixe do resto da aldeia. tipo olha-se para baixo. um caminho só nosso, de onde se olha para a rua paralela, as casas que daí descaiem para acabar em terra desafogada e aberta, muito beira-baixa e com uns bocados de pinhal, ou qualquer coisa do género, que me faziam lembrar o twin peaks, abençoada imaginação.
eu amo caminhos, e jardins secretos. no meio do jardim da casa do sobral, há sítiozinhos que nunca aproveitei verdadeiramente mas que são a imagem perfeita de delírios infantis. esses meus delírios continuam a ser os mesmos. gosto muito de me lembrar das histórias que a minha avó contava, e ainda pode contar, sobre a vida que aquele espaço já teve. uma vida concreta, mais real do que as minhas fantasias de miúda-que-sempre-gostou-de-ler mas igualmente deliciosa. qualquer coisa tipo "as mulherzinhas" meets "o jardim secreto". pronto, só que na beira baixa, a comer tijelada, borrachões, bolos da páscoa, azeitinho poderoso, borrego e batats de sarpão.
é um mitologia bastante ingénua e de um nível só mas m'encanta sempre. hoje enfiava-me na boa num desses quadros que a pessoa pinta do passado do passado, com tons quentes à la vermeer dentro de casa. na boa.

Wednesday, March 5, 2008

Banksy



Daqui

Tuesday, March 4, 2008

Para os amigos cinéfilos...

... um blog sobre cinema com uma quantidade de informação referenciada alucinante. Está associado a um site americano de alugueres de DVDs pelo correio com um catálogo de sonho. O blog, pelo que pude ver na última semana, é hiper variado, faz sobretudo a ponte para artigos e eventos relacionados com o cinema de qualidade e não deixa de falar de realizadores como o Pedro Costa ou o Rivette.

Women in Art



"La vidéo "Women in Art", réalisée par l'énigmatique créateur Eggman913 dans le Missouri aux Etats-Unis, est une hymne impressionnante consacrée à l'histoire de l'art à travers l'image de la femme. La musique est celle de Yo-Yo Ma jouant la Sarabande de la Suite pour Violoncelle n° 1 de Bach."

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP