Monday, December 3, 2007

ETSY


Como prometido (a algumas pessoas) ficam aqui algumas dicas para fazer pesquisas na ETSY e encontrar presentes de Natal fixes.

O ETSY é um site gigantesco onde todas as pessoas que fazem ou produzem coisas à mão (roupa, malha, jóias, bonecos, malas, postais, fotografias, etc.) abrem uma loja e vendem os seus bens. Trata-se portanto de um site com milhares de lojas de artistas de todo o mundo a vender as coisas que fizeram. É portanto o sitio mais fixe para se encontrarem prendas originais.
Primeira coisa a ter em mente: o transporte demora tempo, por isso se quiserem ter o vosso presente antes de dia 24 é melhor fazerem as compras esta semana (ou confirmem sempre com o vendedor o tempo esperado de transporte - os vendedores do Etsy às vezes são mais desleixados com essas coisas do que os da Ebay)
Segunda coisa a ter em mente: O Dollar está baixíssimo :). É de facto uma alegria comprar uma coisa gira em dollares, acrescentar o transporte e depois verificar que afinal não era nada tão caro como tínhamos pensado. É de aproveitar.


A maior dificuldade com o ETSY é que tem tanta gente a pôr lá coisas que por vezes é difícil achar as coisas verdadeiramente interessante. Ficam portanto aqui algumas dicas para pesquisar no Etsy sem se ficar demasiado frustrado com a quantidade de missangas que lá vendem:

1- pesquisa por palavra(s) chave(s). Esta é óbvia. Tenho que dizer que depende muito do produto que se procura. Se escreverem bags, por exemplo, irão aparece milhares de coisas não sempre interessantes. Convém serem mais específicos. Nesta época do ano, uma boa pesquisa é 2008 calendar. Irão aparecer todos os calendários feitos à mão por todos os especialistas em postais e cartões do Etsy. Algumas coisas muito boas. Experimentem depois calendar 2008 letterpress, também dá bons resultados. Gosto também de fazer umas pesquisas bastante mais centrada no tema do objecto, mais do que no objecto em si. Por exemplo dogs, ou uma preferida minha urchin.

2- Uma vez identificado um objecto de que gostam, vão espreitar a loja onde se insere para verem os outros objectos do vendedor. Aí têm também uma outra opção de pesquisa de que eu agora gosto muito: os Favorites. Cada vendedor tem uma listagem de objectos e lojas favoritas no seu perfil. Se gostarem das coisas que ele faz também se calhar gostarão das que ele gosta (por acaso não é sempre verdade)... podem ir assim pesquisando de favorites em favorites, de vendedor em vendedor até acharem do que queriam. Estranhamente tenho verificado que muitos do vendedores não são assim tão criteriosos nos seus favorites, por isso guardei estes favorites da vendedora Eveluche... que me pareceram muito bons e que são uma boa introdução às boas lojas do Etsy.

3- Por último, mais uma dica, a time machine II. Esta opção permite-vos ver os últimos itens que foram colocados à venda ou então os últimos a serem vendidos. Quando estamos só a tentar ter ideias é uma boa opção. Se bem que eu fico sempre horrorizada com as coisas horríveis que as pessoas optam por comprar.

Não vos dou nenhuma morada específica de lojas no ETSY porque elas são muito variadas em termos de tipo de objecto, preço, etc. e depende dos gostos e do que se está à procura. Mas este 3 sites costumam ser boas fontes de links para objectos e lojas da ETSY (e não só).

Camila Engman
port2port
designsponge

Boas compras.

(a grande dificuldade de tudo isto é conseguirmos comprar os presentes para as outras pessoas sem ficarmos demasiado tentados em comprar alguma coisa para nós)

2 comentários:

Filipa Rosário December 5, 2007 at 5:00 AM  

tem coisas lindas, jussy. se for a tua amiga secreta dá-me uma coisa daquiiiiiiiiiiiii, pleaseeeeeeee.

Ju December 5, 2007 at 6:31 AM  

Pois, talvez, talvez, não sei, não sei... ;) Na verdade o amigo secreto já vem tarde... não sei se é compatível com os tempos dos correios. Por falar em correios :) já começaram a chegar as prendinhas que encomendei... pacotes todos os dias :)

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP