Thursday, October 4, 2007

encontrei uma crítica ao concerto do caetano. eu não resisti e já ouvi.
a crítica explica bem, concordo.
é a puta da loucura:


Por Carlos Augusto Gomes

Cê ao Vivo, novo trabalho de Caetano Veloso, foi gravado em junho na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. Como o próprio nome indica, o CD documenta a turnê do álbum Cê, lançado no ano passado. No palco, assim como no estúdio, o veterano cantor e compositor está acompanhado de uma banda compacta (o guitarrista Pedro Sá, o baixista Ricardo Dias Gomes e o baterista Marcelo Calado) e de som bem roqueiro. Roqueiro como Caetano não era desde o início dos anos 70.

Apesar do nome Cê ao Vivo, somente pouco mais de um terço do álbum é composto por músicas de Cê - seis das dezessete faixas. O restante é basicamente uma mistura de canções do exílio em Londres ("Nine Out of Ten", "London London", "You Don't Know Me"), sucessos de diversas faixas de sua carreira ("Fora da Ordem", "Como Dois e Dois", "Um Tom") e clássicos em versões radicalmente diferentes das originais ("Sampa" e "Desde Que o Samba É Samba").

Essas duas faixas são justamente as melhores do disco. "Desde que o Samba é Samba" virou uma espécie de samba rock desconstruído, com direito a um espetacular trabalho de Pedro Sá na guitarra. Já "Sampa", originalmente um choro, aparece transformada num rock repetitivo e hipnótico. Outros belos arranjos são os de "London London" (uma versão minimalista), "Como Dois e Dois" (um blues) e "Nine Out of Ten" (mais acelerada).

E há também as canções de Cê, de longe o melhor álbum de Caetano desde o início dos anos 80. Novidades como "Outro", "Rocks", "Odeio" e "Minhas Lágrimas" não fazem feio diante de "Sampa" ou "Nine Out of Ten". Os aplausos e gritos do público ouvidos durante essas faixas (tudo captado, aparentemente, sem overdubs posteriores em estúdio - mais um ponto para o cantor) não deixam mentir - estão aí novos clássicos.

1 comentários:

Ju October 5, 2007 at 6:39 AM  

Parece prometer. Só queria que ele não cantasse o "estou-me a vir"...

  © Blogger template 'Isolation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP